Blog


Turismo: Um novo panorama em meio a um novo cenário

Com a expectativa de um reaquecimento econômico do turismo, os Ministérios do Turismo e da Economia lançaram o Guia para a Retomada Econômica do Turismo.

Em parceria com a iniciativa privada, terceiro setor e o Sistema S, o Ministério do Turismo coordenou a ação batizada de Retomada do Turismo que visa mitigar os impactos causados pela pandemia do coronavírus.

Com o bom desempenho 2019, o turismo foi responsável por cerca de 8% do PIB e gerava 7 milhões de empregos em todo o país, tornando-se um dos protagonistas do cenário econômico, até aquele momento. No ano de 2020, sofrendo os efeitos provocados pela pandemia, o setor amargou uma queda de 36,7%, segundo o IBGE, e não havia a perspectiva da retomada das atividades e serviços do ecossistema do setor.

Já em 2021, com a vacinação avançando em todo o país, os turistas começaram a recuperar a segurança para poder viajar e visitar os principais pontos turísticos do Brasil. Gradativamente as companhias aéreas foram se recompondo e junto com elas, hotéis, a gastronomia local, as locadoras de veículos e as agências de turismo e já começam a comemorar bons números.

Esse bom desempenho traz também a responsabilidade e a pressão de novamente ser um protagonista do cenário econômico, que tem como principal inimiga a inflação do setor, provocada principalmente pelo aumento dos preços das passagens aéreas e dos combustíveis.

Apesar da inflação, a busca pelos principais destinos do país sofreu um aumento brusco, ao longo de 2021, reflexo da demanda reprimida gerada no período mais crítico da pandemia.

Tanto os turistas quanto os serviços ligados ao turismo já podem dizer que estão tirando a barriga da miséria.

Texto do post

Outros posts