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A febre dos PODCASTs

Quem é fã do Flow, PodPah, Venus ou Inteligência Ltda., não faz ideia de que este formato teve as suas raízes em meados de 2004, quando um ex-VJ da MTV americana lançava seus conteúdos em um blog na internet.

Assim como as lives, os Podcasts também estouraram a bolha, durante a pandemia. No Brasil o mais famoso dentre a nova moda é o Flow Podcast, que acumula mais de 3,5 milhões de inscritos, 559 episódios, algumas polêmicas e várias entrevistas marcantes.

Desde Pedrinho Matador a líderes religiosos, a variedade de convidados e assuntos é infinita. A rápida ascensão bem como a movimentação dos inscritos chamaram a atenção de patrocinadores que sustentam seus anúncios em um formato estático, por mais de 2 horas e sem a intervenção de concorrentes ou necessidade de produzir um conteúdo muito elaborado, pois os podcasters são os anunciantes e influenciam a audiência.

Em 2022, com a chegada do cenário político, os canais já se movimentam para trazer os candidatos para entrevistas e até mesmo os confrontos de debate. A flexibilidade do não compromisso com o tempo e nem a pressão de uma emissora de televisão são bons combustíveis para este formato. O único calcanhar de Aquiles é a emissão de uma opinião fora de contexto ou alguma declaração inusitada de algum convidado.

O formato é híbrido e permite que o inscrito veja ou ouça as entrevistas quando quiser. Também não há a preocupação de grades de programação e muito menos um diretor que fica pressionando no ponto eletrônico. Outro ponto positivo é a diversidade, as mulheres também conquistaram o seu espaço, o Vênus Podcast é comandado pela Criss Paiva e Yasmin Yassine e as anfitriãs vêm acumulando bons resultados com excelentes entrevistas.

Os números são impressionantes, um episódio pode ultrapassar a casa de 1 milhão de visualizações assustadoramente rápido e o canal mais de 50 milhões de visualizações por mês. Números de audiência invejáveis para as megaproduções da TV.

A resposta para esse fenômeno é o comportamento de uma celebridade do cenário midiático ou celebridades da internet estarem mais próximos de quem os acompanha, através de um bate-papo descontraído, irreverente e sem as amarras de uma produção que pode tornar essa relação mais fria, como na televisão, por exemplo.

Além da própria receita, o formato de Podcasts permitiu surgir uma nova onda que é a dos cortes, onde outros produtores, autorizados pelos canais, realizam cortes das entrevistas e geram mais curiosidade para quem vê os resultados de pesquisa do Youtube. Com esses cortes, os produtores monetizam esses conteúdos fracionados e fisgam patrocinadores e audiência.

Esse fenômeno veio para ficar e alcançar novos patamares no universo digital. Hoje o Flow é extremamente profissionalizado, é dono de outras marcas de podcasts, anuncia muitas novidades e já estão com planos de lançar a própria plataforma de conteúdo.

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